A Economia sem Economistas – O lado claro de todas as coisas

José Eduardo Carvalho

 

1ª Edição

Formato 16 x 23,5 cm

ISBN: 978-972-618-718-9

EAN: 9789726187189

Depósito legal: 356419/13

176 páginas

Ano de publicação: 2013

 

P.V.P.: 12,50 euros          

 

Os economistas construíram a sua ciência recorrendo a conceitos e formulações que pouco ou nada têm a ver com a realidade. Manifestações desta realidade dos economistas são-nos transmitidas diariamente utilizando um vocabulário pleno de metáforas, supostas verdades resultantes de muitos estudos e de cérebros brilhantes. A maior parte das vezes, estes discursos, que não resistem a procurar refúgio num suposto método científico que contraria o próprio discurso, transmitem um pessimismo contagiante, que afeta e adúltera a realidade que vivemos e resultam de uma atitude intelectual, quase sempre cheia de lugares comuns e veiculando apenas cenários para justificar realidades que pretendem complexas para que o cidadão comum delas não se aperceba.

Mas a economia não passa de um conjunto de verdades primárias, e entender o funcionamento da economia é compreender a maior parte da nossa vida de todos os dias: o que produzimos e como obtemos e gastamos os nossos rendimentos.

A verdadeira palavra passe para se penetrar no mundo da economia é apenas bom senso.

A economia é uma ciência social?

O que é a atividade económica?

É a economia que domina a sociedade ou a sociedade que domina a economia?

Qual o papel do sistema financeiro na atividade económica?

O PIB (Produto Interno Bruto) é uma medida adequada para aferir do bem-estar de um país?

Que consequências teve a substituição da nossa visita ao mercado pela visita aos supermercados?

Porque é que os estados gastam sempre mais do que aquilo que recebem?

Porque se gera desemprego?

Porque é que muitos desempregados renunciam à procura ativa de emprego e não respondem aos apelos que lhes são lançados?

A ideia, muito antiga, da igualdade entre os seres humanos é um mito?

Todas estas e outras questões são abordadas neste livro numa lin­guagem acessível. Focando-se apenas no essencial e evitando os rebuscados conceitos e teorias que normalmente surgem nos muitos tratados de eco­nomia que enchem as livrarias, o autor demonstra-nos que a economia não é mais que a vida do nosso dia a dia.

Para tornar a leitura desta obra mais fácil, a sua estrutura é modular, permitindo que cada módulo possa ser lido na sequência que o leitor desejar.

 

ÍNDICE (Ficheiro PDF – 150 KB)

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |