Gestão de Empresas na Era do Conhecimento

Vários

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 972-618-301-4

EAN: 9789726183013

Depósito legal: 196446/03

552 páginas

Ano de publicação: 2003

 

P.V.P.: 29,07 euros          

 

A economia actual é substancialmente diferente da economia de épocas passadas. Conhecimento e informação são a matéria-prima e os produtos mais importantes que os gestores têm de manusear. Estes activos sempre foram importantes, mas nunca como agora. Os sinais da mudança são evidentes. Mas de que modo se estão a materializar estas grandes transformações? De que modo é que estão a alterar a natureza dos mercados e as tarefas da gestão? Como é que as empresas fazem a gestão da informação e do conhecimento? Como é que o produzem, o armazenam, o vendem, o mantêm vivo e actualizado? Como rentabilizar e consolidar estes activos? Quais os factores que irão determinar as relações de poder e liderança concorrencial? e pessoal?

Com uma abordagem pragmática e directa, profusamente enriquecido com imensas ideias sobre como iniciar e gerir práticas de gestão do conhecimento, este é o mais com-pleto, rico e abrangente texto publicado sobre o tema em língua portuguesa. A participa-ção de vários autores (Portugal e Brasil), proporcionando ao leitor uma maior riqueza de perspectivas e experiências, transforma esta obra num poderoso estimulo para conceber, planear e executar acções que elevem as organizações e as pessoas para patamares de desempenho nunca antes obtidos.

 

ÍNDICE

HOMENAGEM / PREFÁCIO / PREFÁCIO / INTRODUÇÃO / PARTE 1 - A ERA DO CONHECIMENTO: PERSPECTIVA PRÁTICA - A ERA DO CONHECIMENTO / CAPÍTULO 1 - A ERA DO CONHECIMENTO: Ambiente global e as organizações da sociedade do conhecimento / Competências e exclusão social / Comunicação, criatividade e inovação / Aprendizagem individual e organizacional / Considerações finais / CAPÍTULO 2 - CONHECIMENTO E DESIGUALDADE: Introdução / O Brasil e a Coreia na sociedade do conhecimento / Menos desigualdade e mais conhecimento / Conclusões / CAPÍTULO 3 - COMPORTAMENTOS E RESISTÊNCIAS NA ERA DO CONHECIMENTO: Aspectos sócio-culturais da gestão do conhecimento / Formação profissional e a disseminação do conhecimento nas organizações / Posturas e resistências à formação profissional / Para não concluir / CAPÍTULO 4 - EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA ERA DO CONHECIMENTO: Aprendizagem, educação e trabalho na era do conhecimento: Considerações iniciais; Treino & desenvolvimento versus educação corporativa; Princípios da educação corporativa / Universidades corporativas: modelos e práticas: Definir universidade corporativa; Características das universidades corporativas; Projectar e implantar uma universidade corporativa / e-learning: instrumento sob medida para a educação corporativa: Características gerais; E-learning e as competências básicas nos ambientes de negócios; Implantação de um modelo de sucesso / Universidade corporativa versus universidade tradicional: a relação entre empresas e academia na era do conhecimento / PARTE 2 - GESTÃO DO CONHECIMENTO: PERSPECTIVA PRÁTICA - IMPLANTANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO / CAPÍTULO 5 - A GESTÃO DO CONHECIMENTO: As dimensões da gestão do conhecimento / O conhecimento nas organizações / As actividades da gestão do conhecimento: Geração; Codificação; Transferência / O Processo de gestão do conhecimento / Mapeamento do conhecimento / Papéis e perfis organizacionais na gestão do conhecimento / Gestão, tecnologia e pessoas no contexto da era do conhecimento / CAPÍTULO 6 - MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: Tecnologia da Informação (TI) como suporte à gestão do conhecimento: TI: Possibilidades e limitações; Tipos de ferramentas de gestão do conhecimento; Tendências para as ferramentas de software de gestão do conhecimento / Estrutura da memória organizacional / Mapas de conhecimento / Gestão electrónica de documentos / gestão de conteúdos / Portais corporativos e gestão do conhecimento: Conceito de portal corporativo; Portais corporativos e gestão do conteúdo; Estimando o retorno em projectos de portais corporativos / CAPÍTULO 7 - COMUNIDADES DE PRÁTICA: O que são e para que servem as comunidades de prática / Inovação e aprendizagem em comunidades virtuais / Ferramentas para as comunidades de prática / Como criar e mediar comunidades de prática / Comunidades de prática: uma perspectiva diferente... / CAPÍTULO 8 - DEMOLINDO ALGUNS MITOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: Gestão do conhecimento é muito mais do que tecnologia de informação / Partilhar sem aprender não adianta muito / A vida: o melhor professor de gestão do conhecimento / O reino do conhecimento é conquistado e construído por crianças / Proteger o conhecimento medidas contra a evasão do conhecimento / Fusões e aquisições de empresas à luz da gestão do conhecimento e dos talentos / Pequenas grandes medidas em torno da gestão do conhecimento / O marketing do conhecimento alinhamento de mercado dos activos intelectuais / PARTE 3 - A INTELIGÊNCIA NOS NEGÓCIOS: PERSPECTIVA PRÁTICA - A INTELIGÊNCIA NOS NEGÓCIOS / CAPÍTULO 9 - A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: Dimensões da inteligência competitiva: Conceitos e definições; A inteligência competitiva / Processo de inteligência competitiva: Preparação da empresa / Recursos humanos envolvidos num sistema de inteligência competitiva / Aplicações nas organizações actuais / Ética e legalidade da inteligência competitiva / CAPÍTULO 10 - GESTÃO DE CONHECIMENTO DO CLIENTE: Introdução / Identificar, diferenciar, interagir e personalizar: os quatro Fundamentos do relacionamento com clientes / Gestão de conhecimento e metodologia IDIP: Quando o cliente entra em contacto com a empresa...; Quando a empresa interage com o cliente... / As melhores práticas em gestão de conhecimento do cliente: O primeiro passo: integração de sistemas; É preciso fazer as perguntas certas; Conhecimento online versus conhecimento offline; O mercado B2B é rico em conhecimento / A Realidade da gestão de conhecimento do cliente em alguns mercados: O segmento de telecomunicações avança...; ... o segmento financeiro acorda...; ... e o mercado de agroquímicos organiza-se / Quinze estratégias de sucesso na gestão de conhecimento de clientes / Conclusão / CAPÍTULO 11 - GESTÃO DA TECNOLOGIA E DATAMINING: A evolução da tecnologia de informação / O ambiente computacional actual / Alinhamento da tecnologia aos negócios / Factores que afectam a arquitectura de informação / A evolução da tecnologia para a mineração do conhecimento / A motivação para a mineração do conhecimento / As técnicas de mineração do conhecimento: Formas de mineração do conhecimento; Motivação para uso de árvores de decisão / As empresas e a mineração do conhecimento / O processo de mineração do conhecimento / Conclusões e recomendações finais / CAPÍTULO 12 - OS INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: O que são e para que servem os indicadores do capital intelectual / Exemplos de indicadores / Análise dos indicadores em gestão do conhecimento / O valor do conhecimento ou capital intelectual: Balanced scorecard de Kaplan & Norton; Navigator do grupo Skandia / Recomendações para a criação de indicadores / PARTE 4 - CASOS E PERSPECTIVAS: PERSPECTIVA PRÁTICA - GESTÃO DO CONHECIMENTO E ECONOMIAS DE INOVAÇÃO INTENSIVA / CAPÍTULO 13 - OS PROJECTOS DE IMPLANTAÇÃO: Metodologia para implantação de projectos de gestão do conhecimento: Introdução; Etapas do projecto; Formação da equipa de projecto; Diagnóstico preliminar; Etapas para o projecto-piloto de gestão do conhecimento; Passos para a memória organizacional; Políticas organizacionais; Princípios para a implantação de gestão do conhecimento / Exemplos e casos de gestão do conhecimento / Factores críticos de sucesso e recomendações / CAPÍTULO 14 - INTERNACIONALIZAÇÃO COMO FACTOR DE VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NA PT INOVAÇÃO: Introdução / Caracterização do caso: Recursos humanos; Culturas na organização; Metodologias de inovação; Qualidade e ambiente; Resultados financeiros / Análise da valorização do capital intelectual: Critérios de avaliação; Criação de conhecimento; Análise dos ganhos de capital estrutural para a organização; Transferência de conhecimento; Qualidade do conhecimento / Conclusões e propostas de melhoria: Conclusões finais; Acções a desenvolver / CAPÍTULO 15 - GESTÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGAL: Introdução / Razões para a fraca presença da gestão do conhecimento em Portugal: Atitude de espera; Nível de formação académica; (De)formação académica; Competitividade; Títulos sociais e de posição; Falta de bons exemplos; Sub-culturas; Situação económica; Ênfase na tecnologia; Preocupação com o curto prazo; Falta de métricas de avaliação; Perfil das organizações / Benefícios de programas organizacionais de gestão do conhecimento / Um bom exemplo / Sugestões / Conclusão / CAPÍTULO 16 - O FUTURO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: Evolução da ciência administrativa / A questão da propriedade dos meios de produção / Novos modelos de negócio colaborativos / Evoluções nas áreas de tecnologias de informação e comunicação / Uma visão centrada nas necessidades dos seres humanos e, em particular, dos trabalhadores do conhecimento / Considerações finais / O futuro da gestão do conhecimento - Um outro olhar / OS AUTORES.

 

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