50 Grandes Discursos da História

Vários

 

1ª Edição

Formato 16 x 23,5 cm

ISBN: 972-618-392-8

EAN: 9789726183921

Depósito legal: 232184/05

248 páginas

Ano de publicação: 2005

 

P.V.P.: 17,97 euros          

 

As páginas deste livro estão cheias de palavras de poder - palavras de grandes líderes, de homens e mulheres que tiveram uma paixão e uma causa e que, para o bem ou para o mal, mudaram o mundo. São palavras que ecoam na nossa memória colectiva e que, sob a forma de discurso, agitaram corações, moveram paixões e ódios, ergueram ideias, derrubaram barreiras e conduziram povos e nações a novas fronteiras. Foram armas de destruição maciça, provocando caos e anarquia, mas foram também origem de criação e progresso na longa caminhada que empreendemos há muitos anos.

Os discursos estão ordenados cronologicamente, sendo cada um deles precedido por um texto conciso que o situa no seu contexto histórico e fornece informações sobre o orador. Para facilitar a consulta, poderá o leitor encontrar, no final, um índice alfabético ordenado pelo nome do orador.

Instrumento de trabalho ou simplesmente um meio de olhar o passado, este livro captura o drama da construção da história. Os 50 discursos aqui apresentados reflectem encruzilhadas importantes com as quais a humanidade se viu confrontada e, melhor do que qualquer manual de estudo, são as palavras ditas dos grandes líderes que nos revelam os triunfos e as crises dos povos, a sua alma, os seus actos, as suas angústias e os seus sonhos. Compreendendo as suas palavras, compreendemos melhor como chegámos até aqui.

 

ÍNDICE

INTRODUÇÃO / JESUS CRISTO – O Sermão da Montanha / TARIQ IBN ZIYAD – À Conquista da Península Ibérica / URBANO II – O Papa Prega a Primeira Cruzada / HERNÁN CORTÉS – A Epopeia dos Conquistadores / MARTINHO LUTERO – O Julgamento de uma Nova Fé / ISABEL I DE INGLATERRA – Resistir à Ameaça da Invencível Armada / PATRICK HENRY – O Início da Revolução Americana / MAXIMILIEN ROBESPIERRE – O Fim do Terror / NAPOLEÃO BONAPARTE – O Adeus aos Veteranos / KARL MARX – Um Novo Rumo para a Humanidade / ABRAHAM LINCOLN – Sarando as Feridas de uma Terrível Guerra Civil / ELIZABETH STANTON – A Luta pelos Direitos das Mulheres / FRIEDRICH ENGELS – Elogio Fúnebre a Karl Marx / MAHATMA GANDHI – Em Defesa da Independência da Índia / NICOLAU II – O Czar Anuncia a sua Abdicação / VLADIMIR I. LENINE – Pela Ditadura do Proletariado / OLIVEIRA SALAZAR – Tomada de Posse como Ministro das Finanças / BENITO MUSSOLINI – A Itália Avança para África / DOLORES IBÁRRURI (LA PASIONARIA) – Apelo em Defesa da República Espanhola / ADOLF HITLER – As Intenções da Nova Alemanha / WINSTON CHURCHILL – Preparação para um Duro Combate / CHARLES DE GAULLE – A França deve Continuar a Lutar / JOSEF ESTALINE – A Mobilização do Povo Soviético para Resistir à Invasão Alemã / FRANKLIN ROOSEVELT – O Presidente Americano pede ao Congresso para Declarar Guerra ao Japão / GENERAL PATTON – Discurso Às Tropas antes do Dia D / IMPERADOR HIROHITO – Capitulação do Japão / WINSTON CHURCHILL – A «Cortina de Ferro» / ROBERT TAFT – Não ao Julgamento de Crimes de Guerra com Leis Retroactivas / DAVID BEN GURION – Proclamação da Independência de Israel / EVA PERÓN – Evita apela ao voto em Péron / JEAN MONNET – Inauguração da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço / FIDEL CASTRO – Defesa em Tribunal / GAMAL ABDEL NASSER – Em Prol do Nacionalismo Árabe / NIKITA KHRUSHCHEV – Uma Proposta de Coexistência Pacífica / DWIGHT D. EISENHOWER – A Despedida de um Presidente / J. F. KENNEDY – Discurso Inaugural como Presidente dos Estados Unidos / J. F. KENNEDY – O Presidente Garante à Alemanha o Apoio da América / MARTIN LUTHER KING – Em Defesa dos Direitos Civis / CHE GUEVARA – Carta de Despedida a Fidel Castro / SALVADOR ALLENDE – Uma Vitória Inédita / SALVADOR ALLENDE – Emissões Radiofónicas Durante o Golpe de Estado / FRANCISCO FRANCO – Testamento Político / ANWAR EL-SADAT – O Presidente Egípcio Promove a Paz com Israel / JUAN CARLOS I O Rei Luta pela Democracia Espanhola / FRANÇOIS MITTERRAND – Apelando a uma Nova Ordem Mundial / RONALD REAGAN – A Previsão do Colapso do Comunismo / MÁRIO SOARES – Portugal na CEE / YITZHAK RABIN – Um Passo na Direcção da Paz entre Árabes e Judeus / NELSON MANDELA – O Renascimento da África do Sul / KOFI ANNAN – Um Esforço Global pela Supremacia da Lei / FONTES / ÍNDICE REMISSIVO.

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |