Logística na Saúde

José Crespo de Carvalho, Tânia Ramos

 

3ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-844-5

EAN: 9789726188445

Depósito legal: 408074/16

322 páginas

Ano de publicação: 2016

 

P.V.P.: 24,50 euros          

 

Uma publicação de referência na área de logística aplicada aos Serviços de Saúde. Escrito de uma forma clara, recheado de exemplos práticos, muito simples e facilmente entendíveis por qualquer leitor, passa em revista um conjunto variado de temas, como a logística e a cadeia de abastecimento, as metodologias e os instrumentos mais frequentemente utilizados na gestão destas áreas, a gestão de stocks e a distribuição em ambiente hospitalar, a gestão das filas de espera e o layout dos hospitais.

Da sua leitura, sobressai, no essencial, a ideia de que na logística hospitalar, desde o Aprovisionamento ao serviço ao cliente, devemos adotar metodologias e procedimentos racionais, baseados na informação, no conhecimento e na aplicação de técnicas já conhecidas provenientes da indústria. Reforça-se, assim, a ideia de que um Hospital é uma empresa, em muitos domínios idêntica a outro tipo de empresas e em que as dimensões da efetividade e da eficiência são também fundamentais.

Esta publicação contribuirá, concerteza, para termos dos Serviços de Saúde e da sua gestão, uma visão mais técnica e científica, pouco compatível com os modelos burocráticos e voluntaristas que ainda dominam o espírito de muitos profissionais de Saúde. De leitura obrigatória!

Manuel Delgado
Administrador Hospitalar

 

 

A mais recente reforma estrutural da gestão hospitalar portuguesa, levada a cabo no ano 2002, teve várias implicações, entre as quais a empresarialização dos hospitais públicos e apelou a uma nova visão da gestão, que se traduziu na utilização de novos modelos, processos e instrumentos, pouco utilizados na gestão pública hospitalar e importados da gestão empresarial privada.

É neste contexto que surge esta obra vocacionada para uma área estruturante da gestão hospitalar, a logística, nas suas componentes de gestão logística do encaminhamento do utente dos serviços de saúde e na gestão logística dos materiais, fornecimentos e serviços.

Trata-se de uma obra com atributos conceptuais que nos permitem o enquadramento teórico do tema e com atributos práticos que nos situa no patamar real do processo, o terreno.

É mais um importante contributo, cheio de oportunidade, para o sucesso da gestão empresarial dos hospitais.

Pedro Lopes
Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |