Psicologia Social da Saúde – Investigação e Intervenção em Portugal – Volume 1

Vários

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-758-5

EAN: 9789726187585

Depósito legal: 376098/14

204 páginas

Ano de publicação: 2014

 

P.V.P.: 16,50 euros          

 

A investigação tem vindo a salientar a importância da dimensão social da saúde. Há hoje dados robustos que mos­tram que a solidão é mais prejudicial à saúde do que o consumo de tabaco ou álcool, ou que pessoas que estão inseridas em mais grupos sociais ou que desempenham uma maior diversidade de papéis sociais têm menor probabilidade de adoecer e de morrer. Estes resultados, obtidos em diversas culturas, mostram como as relações sociais não estão apenas relacionadas com a qualidade das nossas vidas, mas também com a sua duração, e que o apoio social não é apenas uma variável psicológica que produz stress, mas é uma variável social que produz doença e morte.

A Psicologia da Saúde reconheceu desde sempre a importância das relações sociais na saúde. Mas faltam-lhe os conhecimento sobre os processos de interacção social, de funcionamento dos grupos ou de influência social para poder intervir de forma eficaz neste domínio. É esta lacuna que a Psicologia Social da Saúde procura colmatar. Parte do Modelo Biopsicossocial, reconhecendo o papel activo do indivíduo no processo de resposta à doença, mas vai além dele, uma vez que aborda o indivíduo como ser social, que, em interacção com outros, dá sentido ao seu estado de saúde, toma decisões acerca da doença e vive os problemas do seu corpo.

Este livro pretende mostrar alguns dos trabalhos que se situam nesta perspectiva. Inclui um primeiro capítulo teórico de Denise Jodelet que mostra a importância das representações sociais da saúde e da doença nos comportamentos de saúde. E continua depois com estudos empíricos realizados em Portugal, especialmente no âmbito do Mestrado em Psicologia Social da Saúde do ISCTE-IUL, que mostram a importância das relações sociais como determinantes da saúde. Trata-se de uma área em franco crescimento e este livro vem finalmente trazer contributos nacionais sobre o tema.

 

O Mestrado em Psicologia Social da Saúde do ISCTE-IUL forma psicólogos capazes de aplicar no domínio da Saúde os conhecimentos da Psicologia Social e Comunitária. Promove competências para diagnosticar e intervir ao nível psicossocial em diversos contex­tos comunitários, organizacionais e institucionais. Para tal, conta com um corpo de professores especializados neste domínio e com a colaboração de profissionais e investigadores de outras universidades estrangeiras que partilham esta perspetiva social da saúde (nomeadamente da Université Paris Descartes, com quem tem um protocolo de colaboração).

 

ÍNDICE (Ficheiro PDF – 83 KB)

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |