Água e Saúde Pública

José Manuel Pereira Vieira

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-969-5

EAN: 9789726189695

Depósito legal: 445849/18

460 páginas

Ano de publicação: 2018

 

P.V.P.: 28,80 euros          

 

A água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância dramática revela-se em períodos em que escasseia, não existe ou não tem qualidade.

Pelas suas caraterísticas muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene. Com os avanços científicos nos domínios da medicina e da microbiologia, principalmente a partir de meados do século XIX, tem sido possível identificar microrganismos patogénicos, substâncias químicas e elementos radiológicos, bem como determinar os seus efeitos na saúde humana, o que tem proporcionado o desenvolvimento e implementação de inovações tecnológicas e infraestruturais cada vez mais eficazes no enfrentamento destas ameaças.

O autor, com vasta experiência universitária no ensino da Engenharia Sanitária e Ambiental, apresenta, com rigor científico e de uma forma simples e pedagógica, uma visão holística sobre os mais recentes e relevantes desenvolvimentos relacionados com a qualidade da água destinada ao consumo humano e as metodologias para o seu controlo, componente fundamental para qualquer política pública de saúde.

Pelo seu conteúdo, pretende-se que o livro tenha uma audiência alargada não só a estudantes e a profissionais, mas também a outros leitores interessados na «umbilical ligação» entre a água e a saúde pública.

Em seis capítulos são apresentadas implicações técnicas, socioculturais e de saúde pública relacionadas com a natureza dos serviços urbanos de abastecimento de água e de saneamento. Neste contexto, faz-se uma breve resenha histórica dos avanços verificados na Medicina, na Microbiologia e na Engenharia ao longo dos tempos. Apresenta-se informação sobre doenças relacionadas com a água causadas tanto por microrganismos patogénicos como pela presença de contaminantes inorgânicos, radiológicos e orgânicos. É dada informação sobre incidência de casos de doenças de notificação obrigatória em Portugal e sobre qualidade química da água consumida em Portugal. São, ainda, apresentadas normas legais e metodologias de controlo da qualidade da água, bem como o enquadramento conceptual, metodológico e de desenvolvimento de planos de segurança da água, tal como proposto pela Organização Mundial da Saúde.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |